domingo, 31 de julho de 2011

Cultura

O TP50 e o CCFM apresentam:

TP50 Interpreta | ELIS REGINA

MÚSICA | Concerto ao Vivo

Sexta 29 Julho | MÚSICA | Concerto ao Vivo | TP50 Interpreta | ELIS REGINA


Uma voz impecavelmente afinada, 27 discos, 14 simples e 6 duplos. Cerca de 4 milhões de cópias vendidas.
Ela inovou os espectáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão opostas, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Durante os anos 70, aprimorou constantemente a técnica e domínio vocal, registrando em discos de grande qualidade técnica parte do melhor da sua geração de músicos.
Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, nos difíceis Anos de Chumbo, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados. A crítica tornava-se pública através de declarações ou nas canções que interpretava. A popularidade manteve-a fora da prisão, mas foi obrigada pelas autoridades a cantar o Hino Nacional durante um espetáculo num estádio.
Conhecida por sua presença de palco histónica, sua voz de mezzo-soprano e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos.
(JPG)
Haut de page
 
 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Expatriados!

Morar fora de Portugal é assunto obrigatório em encontro de expatriados, seja à mesa seja sobre uma cerveja, contam-se histórias, comentam-se diferenças culturais, trocam-se "dicas" sobre o dia-a-dia.

É mais fácil conhecer pessoas, que rapidamente se podem transformar em novos amigos e a ligação é mais rápida e mais profunda que quando estamos no nosso País, a distância torna as pessoas mais abertas ao conhecer realmente os outros!

Quando decidi vir, não foi uma decisão difícil, sempre quis experimentar viver uns tempos no estrangeiro, não vinha iludido, sabia que não ia ser fácil (ainda mais quando vi sem apoio nenhum, não tinha empresa montada, conhecimento eram poucos), mas vinha para a aventura!

Deixei para trás uma vida à qual ainda pertenço: família que sofre com a minha ausência, namorada que angustia com a distância, amigos e colegas; lugares e actividades que estarão para sempre na minha lista de coisas preferidas para se fazer seja ao 6ª à noite, ao Domingo ou à 2ª.

Quando vou a Casa, sinto-me em casa, mas não estou, os reencontros são quase como se nunca me tivesse ido embora, mas fui e sinto que já não pertenço!

Não pertenço aqui mas também já não pertenço lá, afinal onde é que pertenço?

sábado, 16 de julho de 2011

Porque malucos os há em todo o lado...

Estou convencido que em todos as cidades, de todos os países existe um personagem destes.

Ele profetiza sobre tudo desde o fim do mundo, ao aquecimento global, a conspirações das agências de rating, a como a falta de chuva afecta a colheita da castanha...

Certamente conhecem o tipo! Em Maputo é este!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Porque hoje é 6ª feira...

Infelizmente, a riqueza ainda mais que em Portugal, está mal distribuída e há muita gente que passa mal e é obrigada a mendigar (embora também haja quem faça disso emprego!) e os governantes preocupam-se mais em encher os bolsos e "varrer para debaixo do tapete" estas realidades!

Atentem neste exemplo:

"Governo não quer mendigos nas ruas das cidades
2011/07/14
O governo moçambicano lançou um programa de acção para acabar com a mendicidade nas ruas do país.
Comentar (0)
Mendigos.jpg
Trata-se de um fenómeno com maior visibilidade nas sextas feiras, dias em que as principais cidades do país, tem assistido a movimentos massivos de crianças e idosos, que circulam e fazem filas enormes nas lojas e centros comerciais, para pedir esmolas, situação que o governo pretende que seja feito de forma ordenada.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trabalho, trabalho e mais trabalho...

Para as más línguas que dizem: "- Em Moçambique não se faz nada! Grandes Vidas!"

É verdade para alguns mas não para mim e como provo deixo-vos a foto abaixo. O meu é único carro, na zona da baixa onde temos o escritório, à hora a que saí!

E depois ainda dizem: "- Vens pouco moreno, lá não há sol?"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Crocodilo Dundee

Notícia de jornal:


Crocodilos de Goba: Bater as palmas e andar de costas voltadas ao rio e outras formas de não se ser devorado
A população da localidade de Goba, posto administrativo de Changalane, província de Maputo, sul de Moçambique, está preocupada com a infestação de crocodilos no rio Calichane, um dos afluentes do rio Umbelúzi. 

Os residentes de Goba contam que para não sofrerem ataques de crocodilos, quando se fazem ao rio vão em grupo de três ou mais pessoas. Segundo Salbeta Matusse, enquanto uma tira água ou toma banho, as restantes, batem a água com paus para afugentar os crocodilos. Na hora da retirada do local, as pessoas são obrigadas a recuar de costas voltadas para a terra, como forma de tentar controlar o movimento dos crocodilos. (RM)

O que precisavam por aqui era do Crocodilo Dundee!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bens Essenciais 2

Depois de muito tempo de ausência... o trabalho apertou... a vida social também e no meio uma ida à Pátria, eis que vos apresento um bem essencial de Maputo!

O Mercado do Peixe!

Pode não ser um bem essencial no sentido literal da palavra mas para mim tornou-se um dos meus spots preferidos. Seja para comprar apenas ou comprar e comer num dos muitos restaurantes contíguos, é um must que aconselho a todos!

O peixe e marisco são do mais fresco que já vi, os preços acessíveis e é uma experiência engraçada. Pessoalmente prefiro ao almoço no fim de semana mas também está aberto ao jantar e durante a semana!

"- Patrão, não quer camarão fresquinho!"