terça-feira, 2 de agosto de 2011

Saudades de...

Estando longe sente-se falta da família, dos amigos e também de alguns rituais/actividades que fazíamos!

Ultimamente tenho tido apetites de...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cultura 3

A Companhia de Teatro Gungu foi fundada em 1992, por Gilberto Mendes, em Maputo. Em 1992 estreiou a obra “Tempo Zero”, a primeira produção da companhia.



A maioria das peças levadas a cena pelo grupo baseam-se, sobretudo, em factos verdadeiros ou em contos africanos. Este grupo já esteve em Espanha, França, Estados Unidos, Argentina e Brasil. A Companhia do Teatro Gungu já recebeu diversos prémios, nomeações e menções honrosas.
Ao director Gilberto Mendes foram atribuídos o prémio de “Mérito Lusófono”, da Fundação Luso Brasileira para o Desenvolvimento da Língua Portuguesa, uma medalha atribuída pela UNESCO e o prémio FUNDAC.O jornal português “Público” considerou o grupo como sendo o melhor da cultura lusófona, há mais de dez anos.


Cultura 2

Os lideres moçambicanos em alta, no que concerne à censura! O rapaz foi detido na noite do Sábado passado.




domingo, 31 de julho de 2011

Cultura

O TP50 e o CCFM apresentam:

TP50 Interpreta | ELIS REGINA

MÚSICA | Concerto ao Vivo

Sexta 29 Julho | MÚSICA | Concerto ao Vivo | TP50 Interpreta | ELIS REGINA


Uma voz impecavelmente afinada, 27 discos, 14 simples e 6 duplos. Cerca de 4 milhões de cópias vendidas.
Ela inovou os espectáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão opostas, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Durante os anos 70, aprimorou constantemente a técnica e domínio vocal, registrando em discos de grande qualidade técnica parte do melhor da sua geração de músicos.
Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, nos difíceis Anos de Chumbo, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados. A crítica tornava-se pública através de declarações ou nas canções que interpretava. A popularidade manteve-a fora da prisão, mas foi obrigada pelas autoridades a cantar o Hino Nacional durante um espetáculo num estádio.
Conhecida por sua presença de palco histónica, sua voz de mezzo-soprano e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos.
(JPG)
Haut de page
 
 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Expatriados!

Morar fora de Portugal é assunto obrigatório em encontro de expatriados, seja à mesa seja sobre uma cerveja, contam-se histórias, comentam-se diferenças culturais, trocam-se "dicas" sobre o dia-a-dia.

É mais fácil conhecer pessoas, que rapidamente se podem transformar em novos amigos e a ligação é mais rápida e mais profunda que quando estamos no nosso País, a distância torna as pessoas mais abertas ao conhecer realmente os outros!

Quando decidi vir, não foi uma decisão difícil, sempre quis experimentar viver uns tempos no estrangeiro, não vinha iludido, sabia que não ia ser fácil (ainda mais quando vi sem apoio nenhum, não tinha empresa montada, conhecimento eram poucos), mas vinha para a aventura!

Deixei para trás uma vida à qual ainda pertenço: família que sofre com a minha ausência, namorada que angustia com a distância, amigos e colegas; lugares e actividades que estarão para sempre na minha lista de coisas preferidas para se fazer seja ao 6ª à noite, ao Domingo ou à 2ª.

Quando vou a Casa, sinto-me em casa, mas não estou, os reencontros são quase como se nunca me tivesse ido embora, mas fui e sinto que já não pertenço!

Não pertenço aqui mas também já não pertenço lá, afinal onde é que pertenço?

sábado, 16 de julho de 2011

Porque malucos os há em todo o lado...

Estou convencido que em todos as cidades, de todos os países existe um personagem destes.

Ele profetiza sobre tudo desde o fim do mundo, ao aquecimento global, a conspirações das agências de rating, a como a falta de chuva afecta a colheita da castanha...

Certamente conhecem o tipo! Em Maputo é este!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Porque hoje é 6ª feira...

Infelizmente, a riqueza ainda mais que em Portugal, está mal distribuída e há muita gente que passa mal e é obrigada a mendigar (embora também haja quem faça disso emprego!) e os governantes preocupam-se mais em encher os bolsos e "varrer para debaixo do tapete" estas realidades!

Atentem neste exemplo:

"Governo não quer mendigos nas ruas das cidades
2011/07/14
O governo moçambicano lançou um programa de acção para acabar com a mendicidade nas ruas do país.
Comentar (0)
Mendigos.jpg
Trata-se de um fenómeno com maior visibilidade nas sextas feiras, dias em que as principais cidades do país, tem assistido a movimentos massivos de crianças e idosos, que circulam e fazem filas enormes nas lojas e centros comerciais, para pedir esmolas, situação que o governo pretende que seja feito de forma ordenada.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trabalho, trabalho e mais trabalho...

Para as más línguas que dizem: "- Em Moçambique não se faz nada! Grandes Vidas!"

É verdade para alguns mas não para mim e como provo deixo-vos a foto abaixo. O meu é único carro, na zona da baixa onde temos o escritório, à hora a que saí!

E depois ainda dizem: "- Vens pouco moreno, lá não há sol?"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Crocodilo Dundee

Notícia de jornal:


Crocodilos de Goba: Bater as palmas e andar de costas voltadas ao rio e outras formas de não se ser devorado
A população da localidade de Goba, posto administrativo de Changalane, província de Maputo, sul de Moçambique, está preocupada com a infestação de crocodilos no rio Calichane, um dos afluentes do rio Umbelúzi. 

Os residentes de Goba contam que para não sofrerem ataques de crocodilos, quando se fazem ao rio vão em grupo de três ou mais pessoas. Segundo Salbeta Matusse, enquanto uma tira água ou toma banho, as restantes, batem a água com paus para afugentar os crocodilos. Na hora da retirada do local, as pessoas são obrigadas a recuar de costas voltadas para a terra, como forma de tentar controlar o movimento dos crocodilos. (RM)

O que precisavam por aqui era do Crocodilo Dundee!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bens Essenciais 2

Depois de muito tempo de ausência... o trabalho apertou... a vida social também e no meio uma ida à Pátria, eis que vos apresento um bem essencial de Maputo!

O Mercado do Peixe!

Pode não ser um bem essencial no sentido literal da palavra mas para mim tornou-se um dos meus spots preferidos. Seja para comprar apenas ou comprar e comer num dos muitos restaurantes contíguos, é um must que aconselho a todos!

O peixe e marisco são do mais fresco que já vi, os preços acessíveis e é uma experiência engraçada. Pessoalmente prefiro ao almoço no fim de semana mas também está aberto ao jantar e durante a semana!

"- Patrão, não quer camarão fresquinho!"

terça-feira, 7 de junho de 2011

Não aconselhável a pessoas mais sensíveis - 2

A Barata!

Segundo a Wikipédia:

"O tamanho das baratas varia entre 3 mm a 10 cm de comprimento dependendo da espécie...Gostam de lugares quentes e úmidos...Em geral apresentam hábito noturno (principalmente as de ambiente urbano), sendo que neste período procuram por alimento e parceiros(as) para o acasalamento, e realizam oviposição e dispersão. Durante o período diurno permanecem escondidas. Quando as baratas urbanas aparecem durante o período diurno, está ocorrendo: uma alta densidade populacional (para cada barata encontrada, podem haver 1.000 escondidas) e/ou a falta de alimento e água."


Para mim, nojentas, de preferência longe mas nada que me tire o sono! Até porque à data e em casa ainda só encontrei 2, em alturas diferentes e de noite!



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Meios de transporte - 3

 A Carrinha Comunitária (não sei que nome lhe dão mas pareceu-me um baptismo apropriado...)

Tratam-se de carrinhas de caixa aberta que nas horas de ponta funcionam como autênticos autocarros... muita gente já deve ter caído!



domingo, 5 de junho de 2011

Trânsito

Num país em vias de desenvolvimento, em que as estradas são do pior que há, onde é possível encontrar verdadeiras crateras até em artérias principais da Capital, seria de esperar que o tráfego fosse pouco intenso.

Pois desenganem-se, quem quiser circular em Maputo tem de se preparar para tráfego intenso, condutores com uma condução extremamente agressiva, pouco respeito por sinais, mas curiosamente... a andarem devagar!

Deixo-vos com uma amostra do que é normalmente um cruzamento, na hora de ponta!


sábado, 4 de junho de 2011

Bloqueadores... de trânsito!

Sim, os famosos bloqueadores já chegaram a Maputo!

Também são da responsabilidade da Polícia Municipal, mas aqui o processo é ainda pior que em Portugal, senão vejamos:


  • Andam em brigadas de 4 pessoas
  • Andam a pé e com um bloqueador na mão
  • Bloqueiam apenas carros em 2ª fila que por si estão já a empatar o já difícil trânsito mas que assim e com a discussão após a chegada do dono do veículo empatam ainda mais!


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resistentes à Descolonização...

Por Moçambique, e por muito que se negue, ainda se segue o que se faz em Portugal... e muito, às vezes mais que no próprio País!

São também muitos os edifícios que resistiram e os hábitos que se mantêm mesmo após quase 36 anos de independência. E isso é mau? Como em tudo, tem benefícios e desvantagens, se a balança pesa para um lado ou outro, acho que só o tempo o dirá!  





sexta-feira, 27 de maio de 2011

Não queremos cá cravas!

Em Moçambique a venda de tabaco faz-se na grande maioria e como quase tudo na Rua. No entanto a particularidade não é essa, a grande particularidade é que se vende à unidade! Também se pode comprar ao maço ou ao volume mas para a maioria o pedido é:

- Por favor um cigarro e um fósforo!


P.S.: Não fumo nem tenciono começar, não se preocupem!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Electricidade...

A meio do filme Português do Ciclo de Cinema a electricidade foi-se, como às vezes acontece, mas o filme era tão mau (sem dúvida o pior do ciclo até agora), que nem o gerador quis funcionar! Resultado... ficou o filme meio, pode ser que amanhã dê a 2ª parte!

sábado, 7 de maio de 2011

Ciclo de Cinema Europeu

É possível ser eclético em termos cinematográficos em Maputo!

10º Ciclo de Cinema Europeu no CCFM em Maputo.

Operação Fim de Semana

Não é só ao fim de semana (com incidência na 6ª feira), mas é especialmente nesta altura que as operações stop são mais intensas e persistentes no que à "gasosa" diz respeito!

Qualquer motivo (muitas vezes até sem motivo) é mandar parar carros e solicitar documentos, ameaçar com multa e propor uma solução alternativa!

O que se passa de seguida depende do condutor mas normalmente é um diálogo onde o mais persistente ganha, seja pagando uma "gasosa" muito mais pequena seja não pagando (o que se diga não é fácil!). Há sempre a hipotese de pagar a multa, mas a autoridade até parece levar a mal esta opção...




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Feriado!

Hoje é feriado em Moçambique, o 1º de Maio dia do Trabalhador! Mas hoje é dia 2! Confusos?

Em Moçambique quando o feriado calha num fim de semana, passam-no para o dia útil mais próximo...

E isso significa, relax!

sábado, 30 de abril de 2011

Liedson o 31...

O Sporting vendeu-o e diziam que andava a fazer muitos golos no Brasil... a verdade é que pelos vistos anda por Maputo!

Volta Liedson que tanta falta fazes...

Porque também há SOL em Moçambique...

Não há Expresso (pelo menos que eu até agora tenha encontrado) mas há o SOL!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sempre atento e a olhar para o chão...

É a regra n.º 1 para andar a pé em Maputo!

Caso contrário podemos ter o "azar" de cair dentro de uma caixa de esgoto, de um buraco no meio do passeio, num buraco no meio da estrada ou ficar ensopados numa poça de água!



terça-feira, 26 de abril de 2011

Meios de Transporte - 2

Certamente o meio de transporte mais comum em Maputo, o Chapa!

Para quem não conhece, é uma carrinha, normalmente de 9 lugares, que na prática leva 20 pessoas, entre sentadas, de pé, ao colo, de porta aberta...

Entram e saem pessoas de 100 em 100 metros, às vezes em andamento! Páram quando menos se espera... são o terror das estradas de Maputo e são às centenas!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ilha de Inhaca, porque Moçambique não é só Maputo!

Porque Moçambique não é só Maputo é muito mais e melhor... deixo-vos com a Ilha de Inhaca e a Ilha dos Portugueses.

Ilhas que ficam na bacia de Maputo a cerca de 40 km de Maputo, acessível por barco ou por avião.




domingo, 24 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fast & Furious...

Em Moçambique contam-se pelos dedos as estradas em que os buracos não são do tamanho de crateras, o que explica o porquê do parque automóvel ser na sua maior parte constituído por jipes e pick-ups, no entanto, depois de ver dois ou 3 exemplares como o da foto abaixo, perguntei e descobri que o fenómeno tunning é forte em Maputo mais precisamente na Matola (o correspondente à Amadora em Lisboa)!

Seja drift ou velocidade, fecham-se estradas ao Sábado para realizar corridas ao estilo Fast &Furious...


P.S.: Qualquer dia ainda lá vou ver se as míudas são iguais às do filme...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bens Essenciais 1

Farto de dia sim dia não ter de ir ao supermercado fazer compras e tendo nas voltas diárias descoberto um cash and carry (i.e. a Makro cá do sitio), decidi investir em bens essenciais...

Foram quase 3000 MZN por 12 itens, mas resta dizer que cada item é a multiplicar por 12, 24 ou 36 na maior parte dos casos...

Para melhor ilustrar deixo-vos uma foto que tenta ilustrar!


Deixo também um paranteses para mostrar ao meu amigo LT, a viver em Cantanhede, que Cantanhede é uma das "potências" exportadoras para Moçambique!

Um Abraço,

terça-feira, 19 de abril de 2011

Não aconselhável a pessoas mais sensíveis 1

Já falei da pouca limpeza das ruas de Maputo, pois bem, eis o que se pode encontrar no meio de uma das ruas da baixa!


P.S.: Podem avaliar o tamanho por comparação com a roda da pick-up ao lado...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Meios de Transporte - 1

Talvez seja influência da grande comunidade indiana que existe aqui, talvez não!

Certo é que os condutores são doidos e quem sofre é o passageiro, verdade seja dita poupa-lhes tempo no imediato mas rouba-lhes tempo de vida no futuro.

Muito ataque cardiaco deve ter já havido quando o passageiro vê o condutor a entrar em contra-mão a esperar que o carro que vem de frente se desvie para deixar espaço para uma terceira via "especial" para este veículo... o que quase sempre acontece!

domingo, 17 de abril de 2011

Malária, Paludismo Round 1 ... ou não!

Vómitos de noite, febre e dores de corpo pela manhã levaram-me à clinica para fazer o teste!

Avisei que estou a tomar Mephquin (esse medicamento profilático com mais contra indicações que a própria doença!), não me ligaram muito (para não dizer nada!).

A gota de sangue que tiraram foi insuficiente e tiveram de vir espremer o dedo para tirar mais um pouco.

O resultado demorou horas!

Eis o porquê de não ter ficado muito convencido com o resultado... alegre sim! ... convencido nem por isso!

Deu negativo!

A febre baixou e hoje já estou melhor! Pelo que dizem deve ter sido uma gastrite mas se os sintomas baixarem vou fazer o teste outra vez e noutro lado!


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Telefone Público

Em Maputo os telefones públicos são verdadeiros telefones, ligados em bancas no meio do passeio e que ao fim do dia se desmontam e o responsável leva para casa!


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Azeite Oliveira da Serra

Segundo o rótulo é Português, fabricado em Portugal, mais precisamente Algés, mas nunca o tinha visto nas prateleiras das superfícies comerciais portuguesas!

Azeite em lata! Também existem as normais garrafas de vidro, mas achei que tinha muito mais piada experimentar assim!


terça-feira, 12 de abril de 2011

HACCP

Não sei se por cá se aplica ou sequer se existe alguma autoridade que regule ou fiscalize, mas há situações que...

Obras no meio da secção da fruta, sem qualquer protecção!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Segurança... ou falta dela!

Não, Maputo até à data não se tem demonstrado insegura.

Verdade que não me tenho arriscado muito mas, ando a pé sozinho por qualquer lado e ainda não me senti em perigo, o que pelas histórias que tenho ouvido de colegas em, por exemplo Luanda, é algo que eles não arriscam!

A curiosidade do dia, é o facto de em quase todas as zonas da baixa e zonas de habitação existirem "guardas" que aí passam dia e noite!

Cadeirinha de plástico e é vê-los, sozinhos, aos pares, a dormir, acordados mas sempre prontos a "guardar" a entrada do prédio (pelo menos enquanto estão acordados!)

Até aqui tudo bem, o problema coloca-se quando alguns deles andam armados... de shotgun! Duvido que  tenham alguma formação ou licença para tal...


P.S.: A foto não está grande coisa mas perceberão que não queria irritar o homem com a arma na mão!


domingo, 10 de abril de 2011

Docinho...

Hoje decidi que merecia um doce, fui ao supermercado e encontrei uma pérola que já conhecia de outras paragens...


Bem bom! Já sentia falta de um docinho!