terça-feira, 7 de junho de 2011

Não aconselhável a pessoas mais sensíveis - 2

A Barata!

Segundo a Wikipédia:

"O tamanho das baratas varia entre 3 mm a 10 cm de comprimento dependendo da espécie...Gostam de lugares quentes e úmidos...Em geral apresentam hábito noturno (principalmente as de ambiente urbano), sendo que neste período procuram por alimento e parceiros(as) para o acasalamento, e realizam oviposição e dispersão. Durante o período diurno permanecem escondidas. Quando as baratas urbanas aparecem durante o período diurno, está ocorrendo: uma alta densidade populacional (para cada barata encontrada, podem haver 1.000 escondidas) e/ou a falta de alimento e água."


Para mim, nojentas, de preferência longe mas nada que me tire o sono! Até porque à data e em casa ainda só encontrei 2, em alturas diferentes e de noite!



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Meios de transporte - 3

 A Carrinha Comunitária (não sei que nome lhe dão mas pareceu-me um baptismo apropriado...)

Tratam-se de carrinhas de caixa aberta que nas horas de ponta funcionam como autênticos autocarros... muita gente já deve ter caído!



domingo, 5 de junho de 2011

Trânsito

Num país em vias de desenvolvimento, em que as estradas são do pior que há, onde é possível encontrar verdadeiras crateras até em artérias principais da Capital, seria de esperar que o tráfego fosse pouco intenso.

Pois desenganem-se, quem quiser circular em Maputo tem de se preparar para tráfego intenso, condutores com uma condução extremamente agressiva, pouco respeito por sinais, mas curiosamente... a andarem devagar!

Deixo-vos com uma amostra do que é normalmente um cruzamento, na hora de ponta!


sábado, 4 de junho de 2011

Bloqueadores... de trânsito!

Sim, os famosos bloqueadores já chegaram a Maputo!

Também são da responsabilidade da Polícia Municipal, mas aqui o processo é ainda pior que em Portugal, senão vejamos:


  • Andam em brigadas de 4 pessoas
  • Andam a pé e com um bloqueador na mão
  • Bloqueiam apenas carros em 2ª fila que por si estão já a empatar o já difícil trânsito mas que assim e com a discussão após a chegada do dono do veículo empatam ainda mais!


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resistentes à Descolonização...

Por Moçambique, e por muito que se negue, ainda se segue o que se faz em Portugal... e muito, às vezes mais que no próprio País!

São também muitos os edifícios que resistiram e os hábitos que se mantêm mesmo após quase 36 anos de independência. E isso é mau? Como em tudo, tem benefícios e desvantagens, se a balança pesa para um lado ou outro, acho que só o tempo o dirá!